terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A alergia ao Efavirenz

Já era mencionado na bula do remédio a proporção bem alta de pessoas que apresentam alergia ao efavirenz no final da primeira semana.

Rash: Rash usually begins within 1-2 weeks after initiating therapy and resolves within 4 weeks. Discontinue if severe rash develops.

O tal rash cutâneo (urticária) que já vinha se apresentando desde dia 22/01 discretamente por conta da fase aguda, (e já estava começando desaparecer na terceira semana de manifestação), porém se somou ao rash alérgico do efavirenz que se iniciou no dia 19/02 - exatamente 7 pílulas depois - fazendo tudo voltar.

Acordei com o rash subindo para o peitoral e voltando a parte interna dos braços. E o negócio começou piorar e ficar feio. Notei no rosto e na testa algumas marcas mais vermelhas, a pele mais engrossada e com menos sensibilidade, mas ainda não chamavam tanto atenção. No fim da tarde aí o negócio pegou, meu rosto ficou inchado com marcas no pescoço, testa, bochecha e o desespero bateu.



Nas fotos não dá pra ter noção exata de como estava MUITO empolado, acabei nem tirando fotos de quando ficou pior que isso, pra não me desanimar mais ainda.
Até nas costas e ombro que não tinha aparecido rash da fase aguda, agora estava tomado.

Ficou parecido a isso:





Seria alergia grave ao efavirenz? Teria que mudar de remédio?

Mandei um email para meu médico de tarde, depois outro a noite... sem resposta. Perguntei para um amigo médico o que eu fazia, ele receitou allegra 120, mas não comprei ainda, ele falou com um infectologista conhecido dele que sugeriu parar o 3-em-1 e tomar corticóide... (hã? óbvio que não pararia sem autorização do meu médico), O enfermeiro do posto do SAE por whatsasp disse que é bastante comum essa reação ao EFV e sugeriu Histamim.

Mandei um SMS para o médico e falei sobre a gravidade da reação e ter que me isolar em casa por isso. Preferi esperar a resposta e recebi às 20h a mensagem dele - anti-alérgico Hixidine 25mg 6/6h.

Comecei tomar ainda na noite do dia 19/02. Nada, nenhuma melhora relevante, a testa desinchou, pelo menos as marcas não aumentavam mais...
Durante a tarde do dia 20/02... pouca melhora ainda...

Reli a bula, efeitos colaterais? sedação, sono, constipação... nada grave.  Aumentei a dosagem, 1cp a cada 4h.  As 22h tomei logo 2 de uma vez.

Me senti "empanzinado" barriga estufada, e com gases mas nada de sono. Que era o que eu mais desejava, visto o efeito do efavirenz mexendo com meu sono e causando terrível insônia.

No domingo comecei notar a melhora, as manchas clarearam bem, sumiu do rosto, pescoço, e começava sumir da barriga. Minha cor natural que é "amarela" tava se tornando vermelha porque as bordas dos rashs estavam se unindo tornando tudo avermelhado.

No domingo a noite meus braços já estavam bemmm mais claros, só restava levemente vermelho na barriga ainda. Até as manchas da fase aguda tem sumido bem rápido.

Eu digo uma coisa para vocês, NÃO SE DESESPEREM MUITO. A tendência é que com os anti alérgicos desapareça rápido. Claro que existem alguns casos que a resposta é mínima, e o jeito é trocar o EFV mesmo. Mas pense positivo.... é... sei que nessa hora é difícil.

Hoje dia 24/02 digo que sumiu 95% de toda a urticária, PRATICAMENTE IMPERCEPTÍVEL.

Fica a dica então, converse com seu médico e peça para prescrever um anti alérgico para já começar junto com o Efavirenz, assim você evita esse sufoco que a maioria de todos que o tomam passaram.

55 comentários:

  1. pode me orientar estou com esses sintomas,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, tive que fazer um teste e parar de tomar todos os remedios que tomava junto, que seria finasterida, e bupropiona. Fiquei apenas com o 3x1, e notei que a alergia diminuiu drastricamente, praticamente sumindo, quando voltei ao bupropiona, a alergia voltou. Acabei abandonando este, e fiquei apenas com finasterida e 3x1, e nao tive mais alergia. Mas foram algumas semanas com essas manchas até sumirem.

      Excluir
    2. Daniel, tive que fazer um teste e parar de tomar todos os remedios que tomava junto, que seria finasterida, e bupropiona. Fiquei apenas com o 3x1, e notei que a alergia diminuiu drastricamente, praticamente sumindo, quando voltei ao bupropiona, a alergia voltou. Acabei abandonando este, e fiquei apenas com finasterida e 3x1, e nao tive mais alergia. Mas foram algumas semanas com essas manchas até sumirem.

      Excluir
  2. Que bom encontrar teu blog. Tive a mesma reação e me dei conta de que foi entre 1 e 2 semanas de uso do 3x1. Faço o acompanhamento pelo SUS e a médica não é infectologista, tampouco tenho acesso fácil ou ágil a ela. Li alguns relatos de pessoas que seguiram com "alergia" ao Efavirenz. Pretendo manter o medicamento até a próxima consulta para ver como reajo.

    A urticária foi tão feia que fui para uma emergência, mas apenas receitaram paracetamol (???). Comprei um antialérgico na farmácia e ele me salvou... Quase ibernei uma semana de tanto sono ehehe


    Hoje senti mais coceira nas pernas. Mas desconfiou que possa ser do atrito com a calça jeans. Fiquei com medo de ter desenvolvido alergia a algum alimento nessa altura do campeonato, mas fiquei mais tranquilo após ler teu relato. Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Você me ajudou muito. O rash começou com 11 dias de uso do medicamento, e vou aguardar... Só acredito que Polaramine não esteja ajudando muito...
    Vou ver se consigo passar em um hospital e pedir um anti alérgico mais potente! Sei que vou hibernar mas é o jeito... Não gostaria de trocar de esquema!

    Muito obrigado pelo blog!!! Espero que possamos manter contato!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Estou tomando polaramine Também mais não estou obtendo melhoras ainda...o médico disse q mesmo tomando as medicação as primeiras 48 horas iria piorar (dito e feito esta piorando) após isso ele disse q iria subindo aos poucos estou aguardando pra ver

      Excluir
  5. Galera eu tô precisando demais conversar! Eu tô uma panela de pressão desde q me descobri soropositivo em janeiro de 2015. Estou em tratamento com EFV desde abril e meu tratamento até que tá indo bem, essa noite especificamente, sem razão nenhuma, eu tive um rash cutâneo exatamente como esse que vc descreveu to com a pele toda avermelhada e não sei o q desencadeou, mas enfim, a questão é que vim procurar ler a respeito, pois de todos meus amigos + só eu tenho esses rashs, e me sinto numa ilha por causa disso. Queria poder conversar com pessoas que também passam por essas questões de pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, como ficaram suas manchas já desapareceram? Procure verificar se não é reação conflitante com outra medicação que você já ande tomando. Felizmente nunca mais tive, mas passei a ter problemas de sono muito leve depois do 3x1.

      Excluir
    2. Henrique, como ficaram suas manchas já desapareceram? Procure verificar se não é reação conflitante com outra medicação que você já ande tomando. Felizmente nunca mais tive, mas passei a ter problemas de sono muito leve depois do 3x1.

      Excluir
  6. Bom dia gente. Me digam: vocês, que tiveram rash cutâneo por causa do efavirenz, tiveram que interromper o tratamento? Eu iniciei o tratamento há pouco mais de 10 dias e nos 2 últimos dias eu tive essa reação alérgica. Meu médico suspendeu o EFV e disse que seria melhor aguardar o resultado do exame que mostra a carga viral para saber se eu preciso mesmo iniciar o tratamento agora. Então, o que fizeram após a reação alérgica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nao suspendi, essa reação mais da metade das pessoas tem. E a grande maioria consegue superar com anti alergico, depois de uns dias passa a alergia. A minha durou muitas semanas, até hoje fico levemente avermelhado e com umas manchinhas umas duas horas após tomar que somem ao passar do dia.

      Excluir
    2. Eu nao suspendi, essa reação mais da metade das pessoas tem. E a grande maioria consegue superar com anti alergico, depois de uns dias passa a alergia. A minha durou muitas semanas, até hoje fico levemente avermelhado e com umas manchinhas umas duas horas após tomar que somem ao passar do dia.

      Excluir
    3. Olá estou passando por essa situação início no dia 28/01 e passei com médicos dia 29/01..passei com o meu médico ele chamou outro médico para ver o meu corpo e chegaram à conclusão de de ser algo normal me receitaram anti alérgico e cordicor e para fazermos o text e continua tomando o coquetel 3 em 1 que não havia necessidade de para com o tratamento do coquetel a não ser se apresenta-se febre (porém não tive febre) estou tomando coquetel anti alérgico e cordicor

      Excluir
  7. Olá amigo.. estou com a mesma situação.. já tem 6 dias, vi uma melhora porem ainda estou com a pele bem vermelha e com coceira.. A sua pele ainda estava vermelha no sexto dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta. Também gostaria de saber.

      Quanto tempo as bolinhas e placas continuaram no corpo utilizando o anti-histamínico? Depois de quantos dias a medicação anti-alérgica fez efeito. Você disse que foram semanas e que não passou totalmente (Essa informação me deixou desesperado).

      Depois colocarei no Blog informações sobre minha consulta e tratamento aconselhado pela infectologista.

      Att.

      Excluir
  8. Boa Noite.

    Também estou com Rash Cutâneo devido ao Efavirenz da medicação 3x1.

    História:
    Quando as primeiras bolinhas apareceram me desesperei, entrei em todos os sites buscando informação sobre esse rash cutâneo. As bolinhas e placas apareceram após o sétimo dia de medicação. Lembro que estava tão feliz nos primeiros dias de medicação, pois não tinha apresentado nenhuma reação alérgica especificada pela minha infectologista. Acho que foi os primeiros dias mais felizes desde a constatação da sorologia positiva.
    Posso relatar que no sétimo dia "meu mundo desabou", as bolinhas e placas apareceram em maior quantidade no pescoço, no tórax, embaixo da axila, nos bracos e nos pulsos, em menor quantidade, apareceram também, nas perna, em parte da face (ao redor dos lábios e nariz), nas nádegas, nas mãos e nos pés. Conversei e mostrei para meus pais, que sempre me apoiaram e apoiam. Porém, não consigo sair de casa, tenho vergonha. Meus irmãos acham que é alergia a algum alimento (ideia sustentada pelos meus pais).
    Hoje é meu primeiro dia com as bolinhas no corpo. Desesperado entrei na internet para buscar informação. Foi muito difícil achar um site com informações sobre o rash cutâneo medicamentoso. Por isso agradeço pela postagem... Ela foi meu alicerce nesse conturbado dia. Não consigo sair de casa, e acho que não conseguirei sair por um bom tempo. Resolvi, por conta própria, manter a medicação. Por que minha consulta é no dia 14/07, só faltam quatro dias. Infelizmente não tenho contato com minha médica do SUS. Lembro que na última consulta ela falou o seguinte: "Se você tiver febre e o corpo ficar vermelho procure uma emergência e leve a medicação". Por isso, estou deixando passar esse primeiro dia, se amanhã piorar procurarei a emergência.

    OBS.: A bula me ajudou a perceber que essa reação alérgica não é tão incomum. (Ela é imensa, mas vale a pena ler. Acho que enquanto portador somos obrigados a ler.)

    Volto em breve com o desfecho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio, eu ainda estou com o rash, naõ sei o meu parece que vai e volta! mas vejo que esta com menor força! é foda já estou com ele a 22 dias.. mas vi que pode demorar ate mais de um mês! mas vou firme! não vou parar com a medicação!

      Excluir
  9. olá estpu tomando o 3 em 1 a 10 dias e hoje apareceu varias manchinhas vermelhas no meu torax e braço parecidas com as das fotos porem mais leves, elas melhoram e voltam a aparecer durante o passa do dia, não sei o que fazer será que é uma reação alergica normal, não sei se devo procurar o posto de saude, eles devem mudar minha medicação alguem ja passou por algo semelhante ?

    ResponderExcluir
  10. Olá meu amigo.. vc deve estar com o rash que o efavirenz provaca, na bula diz que passa em até um mês, mediana de 16 dias.. eu estou completando quase 1 mês e ainda coça muito! É estou com o corpo empolado! Espero que passe logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá zé augusto ainda está com alergia quanto tempo ficou com ela me escreva gostaria de trocar experiencia sobre o inicio do tratamento que é um pouco assustador para mim

      Excluir
    2. Olá, ela praticamente passou 100%, estou firme tomando o medicamento amigo.. já tem 3 meses.. ainda coça um pouquinho, bem pouco, e a pele meio grossa ainda, principalmente nos braços.. mas fora isso bem de boa.. cerca de 98% da alergia passou em mim com um pouco mais de um mês, fiquei com um pouco de medo.. mas persisti, não desista amigo!! eu continuo tomando! (Ze Augusto)

      Excluir
  11. Olá meu amigo.. vc deve estar com o rash que o efavirenz provaca, na bula diz que passa em até um mês, mediana de 16 dias.. eu estou completando quase 1 mês e ainda coça muito! É estou com o corpo empolado! Espero que passe logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zé Augusto os seus sintomas passaram ? Como foi gostaria de trocar experiência me dia ainda continua tomando o 3 em 1 ?

      Excluir
    2. Olá, ela praticamente passou 100%, estou firme tomando o medicamento amigo.. já tem 3 meses.. ainda coça um pouquinho, bem pouco, e a pele meio grossa ainda, principalmente nos braços.. mas fora isso bem de boa.. cerca de 98% da alergia passou em mim com um pouco mais de um mês, fiquei com um pouco de medo.. mas persisti, não desista amigo!! eu continuo tomando o 3 em 1, by Ze Augusto!

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Descobri a pouco mais de 1 mês que sou soropositivo e de lá pra cá tenho tido dias tensos. Apesar da carga viral baixa a recomendação da médica eh de começar logo o tratamento. Comecei a uma semana tomar o 3x1 mas no sétimo dia apareceu o rasch cutâneo que não passou com anti alérgico. Hoje, depois de três dias que a alergia só aumentou, mesmo tomando anti alérgico, fui na infecto novamente que resolveu suspender o 3x1 e me passou outra composição. Segundo ela não eh seguro insistir qdo a alergia acomete mais de 50 do corpo, pq pode evoluir pra algo mais grave. Então terei que tomar 5 comprimidos de uma só vez. Mas isso só depois que passarem os efeitos do 3x1. Vou continuar com o anti alérgico até que cessem esses efeitos. Depois começarei o novo tratamento que espero que dê certo. Publicarei novas informações a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa o médico suspendeu o 3 em 1 (ainda pra eles os efeitos dessas medicação são novas) meu médico chamou outro médico e enfermeira pra discutir o assunto de para ou não para de tomar o 3 em 1... Chegaram a conclusão que é normal essa alergia se não haver-se febre receitarão ati alérgico e estou tomando 3 em 1

      Excluir
  14. Bom depois da alergia forte ao 3x1 agora vou recomeçar em 4 comprimidos de kaletra e um de tenofovir lamivudina. Espero que dessa vez de certo e não precise trocar novamente. Essa fase de adaptação medicamentosa eh muito angustiante. As bulas apavoram com tanta informação de reações adversas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá angustiado você ja trocou a medicação como foi escreva gostaria de sabe

      Excluir
    2. Olá, ela praticamente passou 100%, estou firme tomando o medicamento amigo.. já tem 3 meses.. ainda coça um pouquinho, bem pouco, e a pele meio grossa ainda, principalmente nos braços.. mas fora isso bem de boa.. cerca de 98% da alergia passou em mim com um pouco mais de um mês, fiquei com um pouco de medo.. mas persisti, não desista amigo!! eu continuo tomando! By Ze Augusto

      Excluir
  15. Estou com muito medo... Começei a tomar o 3 em 1 a uma semana e so hoje depois de 8 dias apareceu a alegia... To todo vermelho a coisa ta muito feia. Fui ao centro medico de cuida de pessoas com hiv e ele me receitou dois antialergicos fazem 12 horas começei a tomar e ate agora nao melhorei... Estou desesperado e mais preocupado ainda pois eles pediram pra eu suspender o antiretroviral... Estou com medo de Criar resistencia no virus... To muito angustiado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Se minha experiência te ajudar segue abaixo:

      Também tive alergia, porem começou no 11º dia, tomei antialérgico por cerca de 40 dias e mantive a medicação, porem hoje já faz cerca de 30 dias que estou sem tomar antialérgico e ainda aparecem algumas sombras vermelhas pelo meu corpo em determinada hora do dia, estou esperando minha consulta com meu médico que é nessa semana para saber se é normal mesmo depois d e tanto tempo ainda ter alguns sinais, bem mais brandos porem ainda noto alguns sinais vermelhos em determinada hora do dia, porem la fui orientado de não parar o tratamento, mas cada caso é um caso, minha alergia não era muito forte, porem ela demorou cerca de 40 dias para melhorar bem, não sei como te ajudar mas sei como é difícil esta fase pois ainda estou nela sem saber como o tratamento evoluirá e lendo várias bobagens sobre os outros medicamentos disponíveis, meu médico decidiu insistir no 3 em 1 pois considera uma das melhores opções, porem cada caso é um caso. Pela minha experiência só consigo te dizer que a alergia pode demorar porem ela passa. Sinto que cada dia ela está um pouco melhor porem seu médico é a pessoa mais indicada para te analisar e definir que rumo seu tratamento deve tomar, caso não esteja seguro com ele mude de medico imediatamente é o meu conselho. Na minha opinião os médicos dos postos de saúde são u pouco impessoais e muito práticos e não consideram o stress que o paciente está passando nesta fase do tratamento e não explicam direito como as coisas funcionam o que nos deixa muito aflitos buscando informações na internet onde encontramos muitas coisas que nos deixa amedrontados pois as pessoas tendem a relar mais as coisas ruins do que as ‘’boas’’, porem calma e força pois realmente essa fase é uma luta mas não muito difícil de passar, tenha calma e coragem e não seja leviano com sua saúde vá atrás do seu médico ou de outro se sentir necessidade.

      Excluir
  16. Boa noite. Estou com o mesmo problema da rash a 40 dias após começar o 3x1. Já voltei ao infectologista mas ele não achou viável trocar a medicação visto que meu cd4 está muito baixo. Ele me passou o antialérgico loritil e não resolveu, tentam o instamim também mas não resolve. Está muito incômodo as coceira manchas. Não estou sabendo lidar será que existe algum outro antialérgico mais forte que me ajudaria pois fui indicado à emergência somente em caso ocorra febre. Alguém que possa me auxiliar

    ResponderExcluir
  17. Boa noite. Estou com o mesmo problema da rash a 40 dias após começar o 3x1. Já voltei ao infectologista mas ele não achou viável trocar a medicação visto que meu cd4 está muito baixo. Ele me passou o antialérgico loritil e não resolveu, tentam o instamim também mas não resolve. Está muito incômodo as coceira manchas. Não estou sabendo lidar será que existe algum outro antialérgico mais forte que me ajudaria pois fui indicado à emergência somente em caso ocorra febre. Alguém que possa me auxiliar

    ResponderExcluir
  18. Tomei alegra, hixixine e predinizona. A alergia passou com uma semana de uso mas ainda restam sombras pelo corpo todo... Minha infectologista trocou meus remedios agora tomo Ritonavir, atazanavir e tenofovit + lamivjdina. Hoje é o nono dia e acordei cheio de pintas... Estou arrazado com medo de criar resistencia. Estou sem animo para mais nada, nem trabalhar nao consigo mais devido fraqueza, fadiga e sonolencia, alem da constande vontade de vomitar...
    Queria sumir logo. Desde que tudo isso começou minha vida acabou...

    ResponderExcluir
  19. Nao sei se de alguma forma esses remedios afetam o estado psicologico ou se é o baque de toda a situaçao mas eu nao consigo mais pensar em nada. Ontem nao fui trabalhar pq nao consegui levantar da cama e parar de chorar... E varias vezes do rante o dia me vejo chorando olhando para o nada. Pra mim tudo acabou ja nao tenho mais planos... Queria apenas ficar deitado sem ver ninguem... Nao sei mais o que fazer pois preciso trabalhar mas qd chego la ei desmorono. A vontade q tenho e de morrer.

    ResponderExcluir
  20. Realmente é muito complicado, estou tentando manter a fe e mesmo assim a dificuldade está enorme. As coceiras e calombos estão só aumentando já não sei pra onde partir.

    ResponderExcluir
  21. Olá pessoal ...
    Descobri a que sou HIV+ ha um mês logo começei o tratamento na UBS da minha região estou tomando o 3x1 a 8 dias e me deu alergia logo fico preocupado e me dirige ao Hospital Emilia Ribas onde me receitaram um anti alergico chamado : Hiidroxizina 8 em 8 porém não estou notando diferença ....

    O medico especialista da HEM : suspendeu o medicamento de pronto e pediu o que começa-se a tomar o anti alergico ...

    O importante pessoal e sempre procurar o Hospital de Referencia no tratamento de Infecto da cidade no caso de SP e o Emilio Ribas

    ResponderExcluir
  22. Estou tomando o 3 em 1 há mais ou menos 10 dias,e no oitavo dia comecei com coceiras nos ombros,pescoço e peito.No 9º dia estava com as costas e barriga extremamente vermelhos.Hoje é domingo,e minha medica so podera me atender na terça.Estou tomando antialregico de 4 em 4 horas,e começou a clarear as manchas.Temos que insistir,sermos responsavéis conosco.Estou usando o Loratadina 10mg e Histamin 2 mg.Não vou parar o medicamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fui ao medico e continuei com a medicação e logo passou, tomando alguns antialergicos, porem hoje tem outras opções de medicamento, procure o seu médico isso vai melhorar é muito comum! e vc terá uma vida normal

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Gente boa noite! Estou passando pela mesma situação comecei com o 3 em 1 faz 16 dias no dia 28/01 início a reação alérgica Fraca no dia 29/01 acordei pior fui ao meu infectologistas ele me falou q normal algumas pessoas ter essa reação alérgica passou anti alérgico e cordicor e pediu para q continua-se com o coquetel se não apresenta-se febre (não apresentei febre só alergia mesmo)estou tomando o antialérgico mais ainda não fez muito enfeito estou no aguardo de melhoras

    ResponderExcluir
  25. Nossa tbm estou assim . Não sei mas o que fazer

    ResponderExcluir
  26. Queria participar de algum grupo por favor me coloquem meu número é 22/999764234 tenho dúvidas e gostaria de fazer amizades.Adorei o blog.

    ResponderExcluir
  27. Bom do tem 2 messes que descobri que sou soropositivo.e estou tomando a medicação tem uma semana.meu rosto e pescoço coçam e esta com manchas vermelhas.

    ResponderExcluir
  28. Fiz genotipagem e o 3x1 não funciona comigo. Mudei pro Kaletra. Porém, deixaram de fabricar e fui obrigado a mudar pro Atazanavir que me gerou uma ENORME urticária. Deus me defenda... Conversei vom meu médico e mudamos mais uma vez a medicação. Agora estou experimentando o Darunavir, vamos ver no que dá... Sobre a coceira, façam uma vitamina de anti histaminicos que não resolve.

    ResponderExcluir
  29. Tomava o efavirenz tive rachs na pele. Meu medico trocou pro dolutegravir continuo com rachs posso to.ar algum antialergico potente. Algum caso ai parecido pra me orientar.

    ResponderExcluir
  30. Tive uma situação de risco tomei os retrovirais durante 28dias mais agora estou trabalhando empipocada e com manchas vermelhas no rosto pescoço braços e costas e um pouco na perna e estou com medo de ir fazer os exames pra saber se estou com algo alguém me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lá calma essa alergia é normal, procure o seu medico e ele vai te orientar eu passei por isso e está tudo bem, seu corpo se acostuma com a medicação ou então o medico troca ela mas não se desespere, sei que o começo parece muito assustador mas vai sem medo ao medico que ele vai saber o que fazer

      Excluir
  31. olá calma essa alergia é normal, procure o seu medico e ele vai te orientar eu passei por isso e está tudo bem, seu corpo se acostuma com a medicação ou então o medico troca ela mas não se desespere, sei que o começo parece muito assustador mas vai sem medo ao medico que ele vai saber o que fazer

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Preciso de ajuda😭😭💔💔💔

    ResponderExcluir