quinta-feira, 30 de abril de 2015

Sífilis x Azitromicina 3g = FALHA

Postei há algumas semanas 4 artigos que falavam sobre a eficácia da medicação azitromicina, tomada em 3 doses com 7 dias de intervalo na cura da sífilis. Até então meu exame apresentava título 1/32.

Ontem dia 29/04 - 30 dias após a última dose da azitromicina de 1g, fiz um novo VDRL.
Para minha surpresa o título aumentou de 1/32 de um mês atrás para 1/64 - o que quer dizer que mesmo depois de 64 diluições do plasma ainda era possível encontrar material genético da bactéria causadora da sífilis. Significado: Não houve eficácia no tratamento, e a infecção até piorou.

Continuo sem sintomas, porém meu hemograma que também fiz ontem apresentou um aumento dos NEUTRÓFILOS* - que justamente tem função de combater bactérias.

*Neutrófilos – são essenciais na luta contra infecções microbianas. Quando estão muito aumentados as suas formas são estudadas ao microscópio pois em infecções agudas a medula desata a produzi-los intensamente e passam a circular no sangue ainda sob formas imaturas e nesta observação se conclui que o organismo se encontra a combater uma grande infecção. Existem outras patologias mais complexas que provocam o seu aumento e diagnosticam-se pelo estudo de aspectos particulares do neutrófilo ao microscópio.

Os LINFÓCITOS* também tiveram aumento considerável, que também refletem o uso do TARV.
E também podem ter ligação com o aumento da titulação da sífilis.

*Linfócitos – nos estados de convalescença em que os neutrófilos diminuem após o combate de uma infecção, os linfócitos apresentam-se aumentados. Aumentam também em infecções crónicas como a tuberculose, sífilis, brucelose, mononucleose infecciosa (Epstein-barr ou doença do beijinho), leucemias linfociticas e linfomas (formas de cancro).


Ontem então fui ao hospital do bairro a noite tomar a primeira injeção de Penicilina Benzatina 2.4 mUI , levei a prescrição, lidocaína, e as instruções médicas para diluir em anestesia. A enfermeira de plantão se recusou a aplicar o benzetacil totalmente diluído em anestesia, e ao invés de usar 4ml de diluente, utilizou 0,5ml de lidocaina + 4,5ml aí que a dor foi maior. 5ml de uma vez dentro do músculo, disse que era melhor usar mais diluente assim não tinha risco de entupir a agulha!

Mas enfim, é uma dor necessária, até que na hora praticamente não doeu, mas a noite pra dormir, passei a madrugada virando na cama sem ter lado para escolher já que as duas nádegas estão doloridas.

5 comentários:

  1. Por favor, como é feita é prescrição da Penicilina Benzatina com anestésico? Morro de medo da famosa benzetacil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é 1ml de lidocaína e 3ml ou 4ml de soro, mas sinceramente não vi muita vantagem porque a dor mesmo não é na hora, é algumas horas depois na hora de dormir, quando for deitar em cima da nádega.
      A primeira enfermeira só quis usar 0,5ml + 4,5ml de soro, na segunda vez o enfermeiro usou 1ml + 3ml. Mas tem que vir prescrito na receita pelo médico, senão eles ficam com onda pra adicionar.

      Excluir
    2. é 1ml de lidocaína e 3ml ou 4ml de soro, mas sinceramente não vi muita vantagem porque a dor mesmo não é na hora, é algumas horas depois na hora de dormir, quando for deitar em cima da nádega.
      A primeira enfermeira só quis usar 0,5ml + 4,5ml de soro, na segunda vez o enfermeiro usou 1ml + 3ml. Mas tem que vir prescrito na receita pelo médico, senão eles ficam com onda pra adicionar.

      Excluir
    3. Obrigado pelo retorno. Mas na hora em si, você chegou a sentir alguma dor? A lidocaína eu consigo comprar em qualquer farmácia? Já estou com a Penicilina Benzatina em mãos, retirei gratuitamente em uma farmácia básica do SUS, com a prescrição médica. Me explica essa questão da diluição, o máximo são 4ml? Desculpa o incômodo, mas realmente tremo na base com a Penicilina Benzatina e estou adiando o tratamento, mesmo sabendo do quão séria é essa doença. Obrigado.

      Excluir
    4. A que doeu mais foi a última vez, que foram 5ml ou mais, nem olhei direito o tanto. Não é uma dor desesperadora, o problema é que injetam muito rápido por receito de entupir agulha (que acabou acontecendo), a recomendação na bula é justo o oposto, injetar devagar. A lidocaína, sinceramente acho que nem faz essa diferença porque o efeito não dá pra ser tão imediato enquanto se aplica, só começa uns 5 segundos depois. O mínimo de diluição é 4ml. Se você aguentar mais diluido que isso, mas quanto mais líquido mais vai doer porque o líquido tem que ir pra algum lugar, né? Então tem que abrir um buraco no músculo pra se acomodar lá... Na farmácia não vende, normalmente em hospital tem sim, principalmente nos particulares, ou que tenham pronto socorro junto. Se na sua prescrição médica tiver como orientação, os enfermeiros tem que se virar pra conseguir.

      Excluir