sábado, 14 de fevereiro de 2015

Aspéctos técnicos do 3 em 1

O 3 em 1 composto por efavirenz (600mg) + tenofovir (600mg) + lamivudina (300mg) faz parte da nova estratégia do ministério da saúde em garantir uma maior adesão ao tratamento, visto que grande parte dos usuários se queixa(va) da quantidade de medicações tomadas em horários diferentes durante o dia. O tratamento de primeira linha dois ITRN são usados comcomitantemente com um ITRNN.
Ela é principalmente direcionada a quem faz uso das três combinações separadas, ou quem iniciou o tratamento a partir da metade de 2014.

Efavirenz (EFV) - é um fármaco da classe dos inibidores das transcriptase reversa não análogo de nucleosídios - ITRNN, isto é, ele evita que o vírus consiga converter sua carga genética RNA em DNA e assim infectar as células CD4 (linfócitos de defesa) dessa forma evita sua reprodução.

A dose usual é de 600mg indicada principalmente antes de dormir, pois um dos efeitos colaterais mais comuns são tonturas, podendo apresentar rash cutâneo nas primeiras semanas, mas os efeitos colaterais tendem a diminuir ou sumir com a continuação.

Sua meia-vida (ou tempo para que desapareça metade dele do organismo) é de 40 a 55, portanto o de maior tempo de ação no corpo, antes de ser excretado ou absorvido.


Tenofovir (TDF) - é um fármaco da classe dos inibidores de transcriptase reversa análogo de nucleosídios - ITRN. Os ITRNs agem se incorporando a cadeia DNA que o virus cria, tornando-a defeituosa. Pelo fato da transcriptase reversa não conseguir distinguir os ITRNs fosforilados dos nucleotídeos naturais, ela tenta utilizá-los na síntese de DNA viral. Quando um ITRN é incorporado na cadeia de DNA em construção, a incorporação de nucleotídeos posteriores não ocorre, de modo que a fita de DNA não é produzida. Assim, os ITRNs atuam como terminadores de cadeia.


Ele tem maior absorção se tomada junto a um alimento gorduroso.

Tem uma meia vida de 17 horas, portanto basta uma dose diária para manter níveis desejados circulando.

Lamivudina (3TC) - É um potente inibidor seletivo da replicação viral, também pertence a classe dos IRTN, tem boa absorção chegando aos 86% de disponibilidade. Ele atua de forma aditiva ou sinérgico com outros agentes anti-HIV.

Possui efeitos colaterais raros.

Sua meia vida é de 12 a 19 horas.  A dose prescrita anteriormente ao 3 em 1 era em dois comprimidos de 150mg a cada 12 horas, porém o comprimido único combina ambas doses em uma só vez.