quarta-feira, 1 de abril de 2015

Consulta Dermatologista

Fui hoje ao dermatologista, o mesmo que em 10/12/14 solicitou o primeiro exame tentando identificar a razão do linfonodo aumentado na nuca. Na época ele suspeitou de sífilis, e prescreveu vdrl e outros. Todos deram normais na época.

Na conversa hoje conversei com ele sobre as manchas da alergia, que estão bem reduzidas como na foto, apesar disso continuo usando loratadina que aumentei para cada 24h, ele pediu que tirasse a camisa e olhou minhas mãos com lupas.

Falei que nunca tinha tido sintoma algum de sífilis, mas o exame  mesmo repetido havia dado P 1/32. Falei que minhas manchas não se assemelhavam às de sífilis, e que sempre pioravam algumas horas depois do 3x1 . Tirei estas hoje pela manhã, inclusive mostrei pra ele no celular umas da época do ápice da alergia, e também umas da que apareceram na fase aguda. As da alergia também continuam (e principalmente) aparecendo na barriga, mas a cada semana menos. Apresentam um leve relevo e avermelhado.


Ele disse que não teria como tratar as manchas sem antes descartar completamente a chance de ser um sintoma de sífilis. (Nem mencionei que tomei as 3 azitromicinas já). Falou que iria passar 2 doses de benzetacil, e que depois veríamos isso.

Minhas manchas da fase aguda se assemelhavam a estas abaixo (não são minhas, as minhas estão em uma das postagens anteriores), só que as minhas se limitaram ao tronco lateral e frontal, antebraços e braços e umas raras pelas pernas. No mesmo formato, e apresentação irregular, umas maiores e outras pequenas mas pareciam picada de inseto. O pior é que qualquer esforço físico, elas escureciam como se enchessem de sangue e ficavam bem aparentes!





Achei meio improdutiva a consulta, pelo menos serviu para conversar um pouco com mais alguém, já que até hoje só uma pessoa, além da equipe de saúdem sabe da minha condição. Lá ele me mostrou um gráfico sobre o VDRL, e a suposição do meu exame ter dado negativo em dezembro.

Que hipóteses de falso-negativo são devido ao fenômeno "prozona" que ele descartou, e infecção recente mesmo - que era meu caso - , por isso não havia sido detectado ainda. Mencionei sobre o fato do infectologista insistir em suspeitar que minhas  "pintas" poderiam ter sido de sífilis, na época da fase aguda, e não do rash causado pelo HIV. O que considero fora de cogitação.



"-É possível a fase secundária da sífilis ser tão rápida, já que ele me disse que eu estaria por volta de 70 dias de contaminado?" - Sim, é, é questão de semanas do aparecimento do cancro inicial, que pode inclusive ser tão minúscula que passou despercebido.

Perguntei sobre o FTA-ABS IGM e IGG, pois meu igm deu não reagente, poderia ser de uma sífilis antiga já curada ou desta infecção atual. Ele falou que os anticorpos IGM desaparecem em questão de 2 semanas, e a linha do gráfico se refere ao IGG, que permanece reagente o resto davida.

Então tudo bate com o que eu já supunha.  Disse pra eu continuar com loratadina, e que caso apresente reação de jarisch-herxheimer ao tomar a penicilina, que tome predinisona por 5 dias.
Essa reação se deve a aparente piora devido a morte geral das espiroquetas com o antibiótico.

Falei sobre as pesquisas que apontavam a eficácia da azitromicina no tratamento da sífilis, e ele disse que só prescreve no caso de alergia mesmo à penicilina, senão é injeção mesmo. Pelo menos só prescreveu DUAS, e com diluente LIDOCAÍNA, pra doer menos.

E que voltasse depois pra ver a questão da alergia, pensei -daqui lá, já passou a farmacodermia toda.
Assim espero!