quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Enfim, Dolutegravir! Adeus, Efavirenz!

Depois de exatos dois anos sofrendo com o Efavirenz, tonturas, enjoo, sensação de queimação no corpo, bruximo (comecei ranger e desgastar os dentes duranta noite), zumbidos no ouvido, pesadelos e insônia....
Eis que minhas preces deram certo. Consegui depois de longas semanas de ansiedade, e inúmeras ligações para os locais de dispensa de medicação especializada, eis que chega o Dolutegravir no SAE onde pego o remédio.

Sempre que ligava ouvia de quem me atendia, essa medicação é só para quem está iniciando, não é para troca. Eu tinha grandes dúvidas se de fato iriam me entregar. Me entregaram apenas 30 dias, ao invés dos 90, mas já é algo ótimo. Consegui!

Aproveitando que meus médicos ainda não estavam muito por dentro do manual de dispensa da nova documentação, insisti para que me prescrevessem o Dolutegravir em substituição ao Efavirenz. Mostrei o passo a passo como preencher a nova guia, e sempre criticando bastante o efavirenz, e falando de todos meus efeitos colaterais, e de como não suportava mais ele.

Essa nova política do MS, que na minha opinião é burra, de priorizar quem está iniciando o tratamento agora, e não a quem está prestes a abandonar a medicação pelos efeitos colaterais.

Ora, se várias pessoas conseguem tolerar o Efavirenz tranquilamente, por que iniciar justo com os novatos uma medicação com boa tolerabilidade, baixos efeitos colaterais? Limitando o acesso de todas as formas aos que não toleram mais o efavirenz, e não desejam sofrer com os efeitos colaterais dos outros medicamentos mais antigos como nevirapina (hepatotóxico), atazanavir ( causa icterícia), kaletra (diarréia), fora os que tem que tomar 2x ao dia? Pra mim é incompreensível.

A única explicação razoável é que muito menos gente inicia o tratamento atualmente (se contaminando), do que as que trocam o efavirenz para segunda linha, o que causaria um gasto menor para o governo, pois estas medicações de segunda linha seriam mais baratas, do que trocar os intolerantes para o DTG. Mas ainda assim não compreendo.

Sinceramente eu não sei. Mas agora já botei meu comprimido pra dentro, e já faço parte do novo esquema. Dele ninguém me tira mais pra voltar pra Efavirenz.

Voltei hoje a tarde no médico que prescreveu o DTG para mostrar os frascos, agradecer a ajuda e pedir uma nova guia de dispensa de 90 dias sem data, dessa vez já marcado ( manter esquema atual ), diferente da anterior que solicitava a troca do esquema, além de novos exames que repito a cada três meses (lipidograma, creatinina, ureia, hemograma, tgp, tgo). Espero que esse seja meu esquema por longos anos até que chegue a cura, e espero não sentir efeitos colaterais mais, finalmente dar adeus ao remédio para dormir (clonazepam) e deixar de ter pesadelos! Não são muitos desejos...



5 comentários:

  1. Boa noite! Li todo o blog. Coeso e bem informativo. Tive situação de risco há quase 40 dias. Com 35 fiz um exame eclia, clia. Não sei a geração. Me preocupa muito o fato de a partir do 5° dia o risco, tive 2 dias de urticaria, passei a suar muito a noite e tendo uns calorões seguido de suor com temp. Corporal em 37.2. Até agora um mês depois estou sentindo dores na região do baço que ta aumentado. Estou com faringite, nódulos e muita dor no pescoço. Mas o resultado do exame deu negativo. Eu fiz uma bateria de exames, tudo normal. Tô enlouquecendo! Será que tive um falso negativo com 35 dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez outro exame? Qual resultado? Espero que esteja bem.

      Excluir
  2. A mudança foi muito boa pra ti? Sentiu alguma efeito colateral?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, eu li e me vi ,nessa situação o Efavirenz tava acabando comigo já fazia o uso dele a 1 ano sonos vividos,acorda na noite com o coeco queimando ,um calor , durante o dia um stress falta de paciência com tudo e essas reações adversas faz com que lembremos todos os dias da sorologia e isso intristesse a todos , resolvi pedir o meu infecto que e particular pq os do SUS ,querem que passemos do 3 em 1 para outros para depois chega no dolutegravur ,mas pronto consegui o dolutegravur junto com o 2 em 1 tenofovir e lamivudina mas li no Google que certos medicamentos interage com ele que dá Insônia mas pensei quem aguenta esse Efavirenz aguenta qualquer um outro ,tomei as23:00 hrs e sentei na sala e fiquei esperando vir os efeitos colaterais que só quem usa o Efavirenz e não dorme sabe como e pois bem foi se passando as horas e nada até me espantei cadê os efeitos colaterais ,no outro dia nem acreditei que acordei normal sem estar meio lesado , o que eu tirei de conclusão e que se o medicamento que vc está usando não está deixando vc ter uma rotina normal acaumese , vai atrás e troque de medicamentos pois vc irá achar um que deixe vc respirar que não vai auterar no seu dia dia e vc pode levar uma vida próxima do normal se vc não está bem com seu medicamento , troque mesmo se seu médico não quiser diga a eke que vc quer se ele não trocar vai em um infecto particular e pegue a receita , leve no SUS e pronto bjos

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Em primeiro lugar parabenizar o blog e contar um pouco da minha experiência. Tive uma relação protegida no inicio desse ano porém com um tanto de descuido, por conta disso fui a um pronto atendimento e relatei minha situação 40 horas após o ocorrido e fiz a PEP (Tratamento pós exposição) para evitar uma possível infecção pelo hiv e foram prescritos esses medicamentos. Tomei durante 28 dias interruptos e nas duas primeiras semanas tive forte tontura, muita náusea, vomitei só no primeiro dia, mas passei duas semanas sem conseguir me alimentar direito por conta dos enjoos, pensamentos suicidas e insonia, dormia tarde e acordava muito cedo (de madrugada) sem sono, fiquei muito tenso, enfim, na terceira semana já não sentia tanto esses efeitos mas paddou assim que terminei o tratamento. Com 30 dias após a exposição fiz exames e deu não reagente para hiv, sifilis e hepatite.

    ResponderExcluir