Rash: Rash usually begins within 1-2 weeks after initiating therapy and resolves within 4 weeks. Discontinue if severe rash develops.
O tal rash cutâneo (urticária) que já vinha se apresentando desde dia 22/01 discretamente por conta da fase aguda, (e já estava começando desaparecer na terceira semana de manifestação), porém se somou ao rash alérgico do efavirenz que se iniciou no dia 19/02 - exatamente 7 pílulas depois - fazendo tudo voltar.
Acordei com o rash subindo para o peitoral e voltando a parte interna dos braços. E o negócio começou piorar e ficar feio. Notei no rosto e na testa algumas marcas mais vermelhas, a pele mais engrossada e com menos sensibilidade, mas ainda não chamavam tanto atenção. No fim da tarde aí o negócio pegou, meu rosto ficou inchado com marcas no pescoço, testa, bochecha e o desespero bateu.
Nas fotos não dá pra ter noção exata de como estava MUITO empolado, acabei nem tirando fotos de quando ficou pior que isso, pra não me desanimar mais ainda.
Até nas costas e ombro que não tinha aparecido rash da fase aguda, agora estava tomado.
Ficou parecido a isso:
Seria alergia grave ao efavirenz? Teria que mudar de remédio?
Mandei um email para meu médico de tarde, depois outro a noite... sem resposta. Perguntei para um amigo médico o que eu fazia, ele receitou allegra 120, mas não comprei ainda, ele falou com um infectologista conhecido dele que sugeriu parar o 3-em-1 e tomar corticóide... (hã? óbvio que não pararia sem autorização do meu médico), O enfermeiro do posto do SAE por whatsasp disse que é bastante comum essa reação ao EFV e sugeriu Histamim.
Mandei um SMS para o médico e falei sobre a gravidade da reação e ter que me isolar em casa por isso. Preferi esperar a resposta e recebi às 20h a mensagem dele - anti-alérgico Hixidine 25mg 6/6h.
Comecei tomar ainda na noite do dia 19/02. Nada, nenhuma melhora relevante, a testa desinchou, pelo menos as marcas não aumentavam mais...
Durante a tarde do dia 20/02... pouca melhora ainda...
Reli a bula, efeitos colaterais? sedação, sono, constipação... nada grave. Aumentei a dosagem, 1cp a cada 4h. As 22h tomei logo 2 de uma vez.
Me senti "empanzinado" barriga estufada, e com gases mas nada de sono. Que era o que eu mais desejava, visto o efeito do efavirenz mexendo com meu sono e causando terrível insônia.
No domingo comecei notar a melhora, as manchas clarearam bem, sumiu do rosto, pescoço, e começava sumir da barriga. Minha cor natural que é "amarela" tava se tornando vermelha porque as bordas dos rashs estavam se unindo tornando tudo avermelhado.
No domingo a noite meus braços já estavam bemmm mais claros, só restava levemente vermelho na barriga ainda. Até as manchas da fase aguda tem sumido bem rápido.
Eu digo uma coisa para vocês, NÃO SE DESESPEREM MUITO. A tendência é que com os anti alérgicos desapareça rápido. Claro que existem alguns casos que a resposta é mínima, e o jeito é trocar o EFV mesmo. Mas pense positivo.... é... sei que nessa hora é difícil.
Hoje dia 24/02 digo que sumiu 95% de toda a urticária, PRATICAMENTE IMPERCEPTÍVEL.
Fica a dica então, converse com seu médico e peça para prescrever um anti alérgico para já começar junto com o Efavirenz, assim você evita esse sufoco que a maioria de todos que o tomam passaram.