sábado, 28 de março de 2015

Fase aguda? Seria mesmo?

Estava lendo umas coisas quando me deparei com a possibilidade de indivíduos soropositivos apresentarem coinfecção com sífilis serem inúmeras vezes mais elevadas, tanto quem tem sífilis ser mais propenso a contrair HIV como o inverso, e também ter sido conhecida como "a grande imitadora".

Me questionei porque esse termo. "devido às suas apresentações atípicas freqüentes."

Fiquei novamente encucado, o que eu senti no começo de janeiro era realmente a fase aguda pré seroconversão? Ou poderiam ser da sífilis?  Se o exame de sífilis indicava ser uma infecção não tão recente (ou  mesmo reinfecção) era difícil afirmar. Mas e a outra...? Achei um dado que aponta que sim, era fase aguda de infecção do HIV.

O gráfico aponta que certos exames tem um limiar de sensibilidade de detecção do HIV. O exame confirmatório Western Blot somente passa a detectar o antígeno P31 após 100 dias da infecção.
Os estudos apontam que os sintomas da fase aguda iniciam de 5 a 30 dias após a infecção.





O Elisa já estava no meu exame como reagente no dia 23/01 (portanto  segundo o gráfico acima já teria no mínimo 15 dias de infecção), porém no dia 27/01 no  Western Blot ainda apontava AUSENTE para o P31. O que pode-se concluir que sim, os sintomas da metade de janeiro se tratavam da fase aguda da infecção, e não sintomas de sífilis.





7 comentários:

  1. Boa noite, comecei a ler seu blog.. Gostaria de saber se os lifonodulos que apresentou foram grandes ou pequenos? Pq passei por uma situação de risco no finalzinho de novembro e já fiz 4 testes rápidos com a última janela de 122 dias. Mas de tanto medo que fiquei passava k dia apertanto, amassando o meu pescoso, e agr tá uma bolinha bem descreta e estou com medo de ser um glangio aumentado D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá só vi sua postagem agora, os linfonodos eram BEM perceptiveis, e foi justamente por causa deles que desconfiei da infecção. Com a medicação eles tem sumido, mas ainda é possivel senti-los na nuca, pescoço, e garganta. Se com 122 dias não deu nada, não se preocupe que não pode ser mais HIV.

      Excluir
    2. Ah sim, obrigado pela resposta.. Agora que me recuperei mais do bac psicológico que fiquei após a situação de risco. Sempre acompanho seu blog e do jovem soropositivo, nunca deixe de postar. E torço muito para as pesquisas darem certo. Enfim, um abraço e saúde!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, passei por situação de risco há 6 meses atrás ,logo na primeira semana tive tosse intensa sem secreção e uns carocinhos nas costas parecendo espinhas e algumas aftas, já fiz 3 testes destes comprado na internet todos deram negativo o último teste fiz com 150 dias após contato.mesmo assim logo após esse contato de risco vivo doente, maioria do tempo gripado sem nenhum motivo dor de cabeça e tontura vc que tem mais conhecimento vc acha esses testes vendidos na internet são seguros? Outras perguntas são o Rash parece espinhas?eles coçam?

    ResponderExcluir