quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Consulta e Prescrição

Dia 10/02 foi minha consulta de retorno e recebi as orientações sobre como tomar a medicação, e novamente perguntei algo que NA INTERNET sempre se encontra.

"A medicação irá PROLONGAR a vida do paciente portador."

"A medicação poderá causar lipodistrofia."

Das coisas que mais me assombram dessa nova condição vem o preconceito, o estigma, o medo do futuro em a medicação perder o efeito, e ficar com aparência de "aidético".

Aproveitei para repetir as mesmas perguntas que havia feito na primeira consulta:

-Existe algum risco dessa medicação perder efeito?
R: Só se você não tomar como o indicado, não aderir ao tratamento. Senão, NUNCA a AIDS irá se
desenvolver, seus níveis de defesas voltarão aos níveis de alguém sadio.

-Em alguma ocasião eu serei acometido de alguma doença oportunista?
R: Como eu afirmei, se mantiver o tratamento, nunca manifestará nada. Pegará as doenças que provavelmente já iria contrair.

-Essa medicação causa lipodistrofia?
R: Não, esses esfeitos são de uma classe de remédios anteriores, a medicação atual praticamente não apresenta mais efeitos colaterais. Alguma piora nos níveis de triglicerídeos podem acontecer, e uma leve tendência maior à osteoporose, mas isto é mais comum em mulheres.

Logo me falou qual combinação eu iria aderir. Me deu duas folhas, uma com as características de sintomas manifestados e data da descoberta e exames. E a outra uma filha de cadastro com meus dados para a central de cadastros do SUS.

Prescreveu um "coquetel" de 3 medicamentos:

Efavirenz  1cp/noite
Tenofovir  1cp/noite
Lamivudina  2cps/noite

Perguntei logo, o que eu posso sentir com cada um?

Nada com os dois últimos. O primeiro pode dar uma leve tontura, por isso é melhor tomar a noite.
Não esqueça de tomar um só dia, pois a medicação só age durante 24hrs, depois disso o vírus que se encontra latente volta a se multiplicar e pode desenvolver uma mutação que o torne mais resistente.

Ele novamente me prescreveu novos exames e pediu que eu voltasse dentro de duas semanas.

Hemograma
EAS
TGO
TGP
Bilirrubinas
Uréia
Creatinina

Nenhum comentário:

Postar um comentário